Eu Li: Cidade dos Ossos (City of Bones)

Depois de anos, finalmente li CdO!!! Primeiramente porque ele foi o livro em debate do meu Clube do Livro em Julho e também porque eu precisava ler antes que o filme estreasse nas telonas – afinal, é sempre mais interessante ver o filme tendo lido pra poder ficar reclamando de tudo.

Claire é uma humana aparentemente comum, que sempre viveu sua vidinha comum em NY com a mãe. Ela tem um melhor amigo que é apaixonado por ela, mas ela não percebe (quem diria). Tudo ia bem até esse dia em que começamos a leitura (). Ela e o amigo, Simon, estão numa boate quando Clair vê um grupo estranho perseguindo um cara. Acho que sobre a sinopse todos já estão mais ou menos inteirados então, o fato importante é que ela descobre que na verdade não é uma garota como eu ou você (ou alguma que você conheça, caso seja um garoto) e sim alguma espécie diferente de pessoa, que consegue enxergar o submundo e seus habitantes.

Como vocês podem ter notado pela minha sinopse resumida e super bem humorada (qq) eu não estou incluída nessa parcela da população de leitores que se encantou pela história de Cassie Clare. E devo me defender dizendo que eu tentei, TENTEI mesmo gostar. 

Comecei a leitura de peito aberto, e mesmo sendo em 3ª pessoa, não me deixei abalar – afinal, já havia lido Anjo Mecânico e apesar de no inicio não ter ficado empolgada, terminei a leitura super animada e ansiosíssima pelo que viria a seguir (que alias, até hoje não li ¬¬). 

Não consigo especificar exatamente o que não gostei, mas acho que o que mais me incomodou foi a sensação de estar sendo enrolada. Tem alguns capítulos no decorrer da história que achei completamente desnecessários – do tipo que ‘dava pra passar sem’, mas estava ali pra encher páginas. E aí tem algumas ações/reações que achei forçadas ou idiotas. Tive algumas surpresas, mas foram todas ‘nooossa! Que imbecil’ (diferente do que ocorreu com Anjo). E aí tem o Jace, que todo mundo ama e acha tão fantástico e eu só achei um grande porre! Ele em umas sacadas boas, mas eu já o estava achando tão antipático que não dava pra curtir. Nem penalizada eu fiquei quando a ‘outra descoberta’ foi feita porque 1. já sabia a verdade, e 2. achei que foi um recurso tão clichê da autora... E nem vou falar da minha decepção com o ‘poder’ de Claire...

Como é uma série que já esta muito adiantada, eu já sei altos spoilers, então também não posso dizer que estou ansiosa pelas continuações . Na verdade, terminei a leitura sem entender COMO e POR QUÊ esse livro fez tanto sucesso. Não é que eu ache minha opinião suprema, mas entendam, não sou uma leitora exigente – sei disso. Eu costumo gostar da maioria das histórias que leio, basta que ela tenha algum fator divertido/surpreendente. Meu gosto literário é definido de uma forma que raramente desejo ler algo que não vá me agradar. Eu dificilmente falho. E acho que quando isso acontece, fico frustrada. E foi assim que me senti com essa leitura: frustrada por não ter gostado, por não entender como montes de gente gosta. Quase me sinto excluída e pensando ‘será que tem algum problema comigo?’. Conversando com a galera do clube, me disseram que a série melhora bastante no segundo e terceiro volumes, e eu ainda pretendo ler esses outros (talvez na época do filme (SE), não tenho pressa por enquanto). E isso é outro ponto que me faz pensar: se eu não soubesse que a série melhora e tivesse lido quando só haviam lançado o primeiro volume, será que eu teria vontade de continuar? 

10 comentários:

  1. Olha, eu vou falar por mim: Se a Lívia (do Wishing a Book) e o Márcio (do finado Marcinhow e o Livros) não tivessem insistido mais para continuar a série, eu não teria continuado... Pq o primeiro livro é FRUSTRANTE demais. Tem capítulos ali que foram colocados claramente para encher linguiça. A presença ou falta deles não iria fazer diferença NENHUMA no contexto final da história.

    Meu outro problema com o livro é o mesmo que o seu: O Jace. Sério, é um cara que... Sei lá, eu só consigo pensar ''então eu tenho que ser um babaca c#zão com as garotas para fazer sucesso? Nossa, que legal isto - só que não''. A minha simpatia com os volumes seguintes ocorreu principalmente por causa disto: o foco começa à deixar de ser só a Clary e o Jace.

    Enfim, eu já disse: gosto dos livros seguintes. Mas não é a minha série favorita de todos os tempos, ou bookcrush. Gosto apenas de acompanhar.

    E não teria continuado se dependesse apenas deste primeiro livro - que é FRAQUÍSSIMO.

    ps: Adorei esta parte, pq é bem eu (Ha!) - ''Não é que eu ache minha opinião suprema, mas entendam, não sou uma leitora exigente – sei disso. Eu costumo gostar da maioria das histórias que leio, basta que ela tenha algum fator divertido/surpreendente. Meu gosto literário é definido de uma forma que raramente desejo ler algo que não vá me agradar. Eu dificilmente falho. E acho que quando isso acontece, fico frustrada.''

    Simples assim... Se eu, uma pessoa completamente NÃO exigente, não gosto do livro, eu começo à sentir que o problema não é apenas eu. Rsrsrsrs

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  2. Cidade dos Ossos acho que é meio ame ou odeie. É um começo bastante infeliz pra uma série que cresce bastante no decorrer dos livros, e até hoje, só vi gente que ou ficou muito animada depois de ler (tipo eu) ou ficou muito frustrada (tipo você). Eu diria que é uma pena, porque acho a série realmente fantástica, mas gosto é gosto, né? :P Só acho engraçado você ter gostado de Anjo Mecânico e não de CdO, mas como não li nada da série nova, não tenho como enxergar essas diferenças. Se tiver paciência, dê uma chance pra Cidade das Cinzas. Senão, se jogue em Infernal Devices!

    Beijão!
    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Também não gostei do livro, talvez por outros motivos. Eu adoro humor, pra mim todo livro deve ter pitadas dele, nem que seja humor negro. Mas, nesse livro, me incomodou TANTO. Muitas piadas, o tempo todo. Nenhum personagem conseguia ser sério, toda hora aparecia uma piada pra quebrar a tensão. Achei muito Zorra Total.

    Sem falar na super novela mexicana que virou mais pra perto do final. Desisti da série (E quando eu li, só tinha o primeiro. Mesmo assim não quero continuar).

    ResponderExcluir
  4. Sempre tive vontade de ler este livro, mas me falta oportunidade (e dinheiro haha) mas sua resenha foi ótima! Bjs

    http://lovemyshelf.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu também não gostei muito do livro. Senti a mesma coisa que você. A autora parece ter forçado muita coisa e misturado várias coisas sobrenaturais em um livro só. Vou dar uma chance ao filme pra ver se minha opinião muda e pra ter a certeza ou não de que vou mesmo abandonar a leitura da série.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Vejo tantas pessoas amando esse livro... Vou ler em ebook, espero gostar.

    Beijos,
    Mands - Outbreaks.

    ResponderExcluir
  7. Sua resenha ficou muito boa!!!
    Eu li os 3 primeiros livros e gostei, mas tem umas partes que me deixaram bem frustada e irritada.

    ResponderExcluir
  8. Como assim?

    Eu adorei a história, mas mesmo assim... Como não adorar a petulância do Jace?
    Mas pensando por outro lado eu amo mais os personagens do que toda a história em si! Não desista da série! Só melhora, melhora e melhora!

    Mil beijos!

    ResponderExcluir
  9. Não se sinta só flor! Eu li e também não achei o tanto que dizem por aí. E ao contrário de metade do mundo literário, eu não me consegui apaixonar pelo Jace, acho até que gostei mais do Simon. Apesar daquele (grande) mistério no final, e memso nao sabendo spoilers de outros livros, eu jnão fiquei assim tão empolgada para comprar a continuação, mas hei de comprar (um dia....)...
    Entretanto tenho tentado ver o filme, mas parece praga e:
    - na primeira vez como já era tarde eu adormeci
    - e na segunda vez o filme enpancou -.-
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  10. Oi Eve,
    Sou louca para ler essa série. Por diversos motivos, primeiro pelo sucesso que Cidade dos Ossos faz pela blogosfera e segundo porque dizem que Cassandra Claire escreve muito bem. Mesmo que você diga o oposto kkkkk
    Acho que você é a primeira pessoa que leu um livro e não gostou da escrita dela. Bom, eu ainda não li nada da autora, então não tiro sua razão, pois não tenho uma opinião formada sobre. Espero que me agrade, mas se não o fizer, paciência!
    Beijos

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?